sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Estou cansada, cada vez mais incompreendida e insatisfeita comigo, com a vida e com os outros. Diz-me, porque não nasci igual aos outros, sem dúvidas, sem desejos de impossível? E é isso que me traz sempre desvairada, incompatível com a vida que toda a gente vive." Florbela Espanca

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Muffins de Chocolate com pepitas

E para a pequenada, nada melhor que uns muffins de chocolate com pepitas.

Tarte de frango

Esta tarte também foi para a reunião familiar de domingo. Tarte de frango com espinafres e cogumelos, simples e rápida.

BOMBA!

Mais um Naked Cake, eu já vos tinha dito que agora ando numa de nús!Este foi feito a pensar no N, que regeressou a casa, embora temporáriamente,e para além disso teve a visita surpresa da familia. Bolo de chocolate com recheio de morangos e chantili e três toppings:chocolate branco,chocolate preto e caramelo.Bem, uma verdadeira bomba!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pensamentos

AS MÃOS DOS PRETOS - por Luís Bernardo Honwana * Uma história sobre a igualdade dos homens, para além das suas cores. Já não sei a que propósito é que isto vinha, mas o senhor Professor disse um dia que as palmas das mãos dos pretos são mais claras do que o resto do corpo porque ainda há poucos séculos os avós deles andavam com elas apoiadas ao chão, como os bichos do mato, sem as exporem ao sol, que lhes ia escurecendo o resto do corpo. Lembrei-me disso quando o Senhor padre, depois de dizer na catequese que nós não prestávamos mesmo para nada e que até os pretos eram melhores que nós, voltou a falar nisso de as mãos serem mais claras, dizendo que isso era assim porque eles andavam com elas às escondidas, andavam sempre de mãos postas, a rezar. Eu achei um piadão tal a essa coisa de as mãos dos pretos serem mais claras que agora é ver-me não largar seja quem for enquanto não me disser porque é que eles têm as mãos assim tão claras. A Dona Dores, por exemplo, disse-me que Deus fez-lhes as mãos assim mais claras para não sujarem a comida que fazem para os seus patrões ou qualquer outra coisa que lhes mandem fazer e que não deve ficar senão limpa. O Antunes da Coca-Cola, que só aparece na vila de vez em quando, quando as Coca-Colas das cantinas já tenham sido vendidas, disse que o que me tinham contado era aldrabice. Claro que não sei se realmente era, mas ele garantiu-me que era. Depois de lhe dizer que sim, que era aldrabice, ele contou então o que sabia desta coisa das mãos dos pretos. Assim: - Antigamente, há muitos anos, Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, Virgem Maria, São Pedro, muitos outros santos, todos os anjos que nessa altura estavam no céu e algumas pessoas que tinham morrido e ido para o céu fizeram uma reunião e resolveram fazer pretos. Sabes como? Pegaram em barro, enfiaram em moldes usados de cozer o barro das criaturas, levaram-nas para os fornos celestes; como tinham pressa e não houvesse lugar nenhum ao pé do brasido, penduraram-nas nas chaminés. Fumo, fumo, fumo e aí os tens escurinhos como carvões. E tu agora queres saber porque é que as mãos deles ficaram brancas? Pois então se eles tiveram de se agarrar enquanto o barro deles cozia?! Depois de contar isto o Senhor Antunes e os outros Senhores que estavam à minha volta desataram a rir, todos satisfeitos. Nesse mesmo dia, o Senhor Frias chamou-me, depois de o Senhor Antunes se ter ido embora, e disse-me que tudo o que eu tinha estado para ali a ouvir de boca aberta era uma grandessíssima pêta. Coisa certa e certinha sobre isso das mãos dos pretos era o que ele sabia: que Deus acabava de fazer os homens e mandava-os tomar banhai num lago do céu. Depois do banho as pessoas estavam branquinhas. Os pretos, como foram feitos de madrugada e a essa hora a água do lago estivesse muito fria, só tinham molhado as palmas das mãos e dos pés, antes de se vestirem e virem para o mundo. Mas eu li num livro que por acaso falava nisso, que os pretos têm as mãos assim mais claras por viverem encurvados, sempre a apanhar o algodão branco da Virgínia e de mais não sei onde. Já se vê que Dona Estefânia não concordou quando eu lhe disse isso. Para ela é só por as mãos deles desbotarem à força de tão lavadas. Bem, eu não sei o que vá pensar disso tudo, mas a verdade é que, ainda que calosas e gretadas, as mãos dum preto são mais claras que todo o resto dele. Essa é que é essa! A minha mãe é a única que deve ter razão sobre essa questão das mãos dos pretos serem mais claras do que o resto do corpo. No outro dia em que falámos nisso, eu e ela, estava-lhe eu ainda a contar o que já sabia dessa questão e ela já estava farta de rir. O que achei esquisito foi que ela não me dissesse logo o que pensava disso tudo, quando eu quis saber, e só tivesse respondido depois de se fartar de ver que eu não me cansava de insistir sobre a coisa, e esmo até chorar, agarrada à barriga como quem não pode mais de tanto rir. O que ela disse foi mais sou menos isto: - Deus fez os pretos porque tinha de os haver. Tinha de os haver, meu filho, Ele pensou que realmente tinha de os haver…. Depois arrependeu-se de os ter feito porque os outros homens se riam deles e levavam-nos para casa deles para os pôr a servir de escravos ou pouco mais. Mas como Ele já não os pudesse fazer ficar todos brancos, porque os que já se tinham habituados a vê-los pretos reclamariam, fez com que as palmas das mãos deles ficassem exactamente como as palmas das mãos dos outros homens. E sabes porque é que foi? Claro que não sabes e não admira porque muitos e muitos não sabem. Pois olha: foi para mostrar que o que os homens fazem é apenas obra dos homens…Que o que os homens fazem é efeito por mãos iguais, mãos de pessoas que se tivessem juízo sabem que antes de serem qualquer outra coisa são homens. Deve ter sido a pensar assim que Ele fez com que as mãos dos pretos fossem iguais às mãos dos homens que dão graças a Deus por não serem pretos. Depois de dizer isso tudo, a minha mãe beijou-me as mãos. Quando fui para o quintal, para jogar à bola, ia a pensar que nunca tinha visto uma pessoa a chorar tanto sem que ninguém lhe tivesse batido

Mini bolo de agrião

Este foi para os pequenos cá de casa, senão ficavam com ciúmes, eles gostam muito deste bolo, ou melhor a L gosta muito de qualquer bolo.

Obrigada, Marta!

A minha famosa receita de bolo de agrião, desta vez decidi inovar e fazer uma cobertura de chocolate,primeiro porque achei que o contraste devia ficar bonito, e meus amigos o sabor? muito bom! A repetir.

Obrigada, Isabel!

Um simples bolo de iogurte com sabor a coco e cobertura de chocolate tipo mousse. Como haviam miúdos, daí a decoração colorida.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Naked Cake

O meu primeiro Naked Cake e um bocado escangalhado também, mas muito saboroso.

Bolo Fim de ano

Finalmente o FIM de ANO e respectivo bolo, acompanhado de cupcakes de chocolate para a pequenada.

Croissants para o lanche

Croissants perfeitamente normais, o toque pessol, foram as sementes de papoila, depois de pincelados com ovo.

Massa Folhada recheada com 2 queijos

Entrada do jantar de Natal: Recheio: Refogado com bacon, cebola e alho, pica-se tudo e junta-se 2 ovos cozidos e pikles, pica-se novamente.Coloca-se tudo numa taça e mistura-se o queijo e maionese,( eu normalmente opto por dois tipos diferentes de queijo ralado).Depois é só fazer os embrulhos em massa folhada, pincelar com ovo.Para um look diferente salpiquei com sementes de sésamo pretas e depois é só levar ao forno até tostar.

Sonhos de Abóbora

E não podiam faltar os sonhos, não se esqueçam que tudo isto foi feito antes do blog começar a funcionar, só agora está a ser publicado.

Bolachinhas de Natal

Como disse, estávamos a chegar ao Natal, e foi com estas bolachinhas que decidi presentear os amigos.

Mini Bolo de Natal

Estávamos a chegar ao Natal, por isso um mini bolo de Natal.

Parabéns a mim

Este foi o bolo que fiz , pela minha promoção,teve um ligeiro precalço: a minha filha resolveu comer os laços e como devem calcular não fiquei muito bem disposta,tive de fazer tudo de novo!

Bolo Militar e do Benfica

E este foi o famoso bolo do pai para a festa dos 40: militar e benfiquista como podem ver.

Bolos Flores

Estes foram os bolos da L.: um para a creche e outro para a ama que esteve com ela quase dois anos.

Bolo prenda

Bolo para a cara metade, foi uma surpresa para o próprio dia.

Campo de Futebol

Bolo feito a pedido do G. para levar para o treino de futebol, feito com a preciosa ajuda do especialista de futebol(pelo menos é o que ele acha) lá de casa: o pai. Numa primeira abordagem, disse que não: um campo de futebol????mas depois saiu bem.

Bolo Hello Kitty

Este foi o bolo da L. para a festa em familia. Os meus filhotes fazem anos com diferença de uma semana, por isso a festa é em conjunto, portanto tivemos uma gatinha anafada e uma pokebola.

Bolo do Pokemon

Este foi o bolo para a festa em familia, foi o bolo que o G.pediu: um bolo do Pokemon, à volta do bolo, estão mini bolos, com as outras pokebolas impressas em folha de obrea(tipo óstia).

Homem Aranha

Este foi o bolo para comemorar no dia de anos em casa.

Bolo das Bolas

O bolo do meu filhote para a escola, foi o que ele pediu.

Cascata de rosas

O bolo da sogra, tinha uma ideia em mente, mas saiu outra,(de ceretza que já vos aconteceu isso milhares de vezes) mas ficou bonito e ela merece. A sério não é "graxa".